
ARQUITETURA TEMPORÁRIA
ARTSAMPA 2022
2022
COMO COLOCAR GUARDA SÓIS NO JARDIM DO MAM, ENTRE O BURLE MARX E O OSCAR NIEMEYER?
Para acomodar galerias, áreas de convívio, alimentos, serviços e infraestruturas, o projeto da arquitetura e cenografia da Art Sampa na Oca e jardins do Ibirapuera, partiu do diálogo próximo com as linhas tombadas do edifício de Oscar Niemeyer e jardins de Roberto Burle Marx.
A implantação interna teve especial cuidado na relação com as curvas, visadas e entradas de luz natural pelos óculos desimpedidos da Oca. O projeto para ocupar as áreas externas implicou numa solução de cobertura pontual e flexível capaz de percorrer as formas dos canteiros existentes, das esculturas do MAM e as demandas de funcionamento do parque público.
A solução do projeto foi desenvolver um guarda-chuva modular com 10m de diâmetro que pudesse se implantar livremente pelo jardim e se conjugar conformando espaços contínuos. O guarda-chuva capta as águas pluviais e encaminha para a sua base, nutrindo uma jardineira como lastro. O conjunto conforma um pavilhão leve capaz de reter grande quantidade de água e iluminar áreas abertas.
FICHA TÉCNICA:
Local: OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez), São Paulo
Data: Março 2022
Área de projeto: Oca ( 6500m²); Jardim (3000m²)
Arquitetura e Cenografia: Évora Arquitetos
Coordenador: Gabriel Mesquita
Colaboradores: Ambre Doussan, Isabella Cavallero, Júlia Lopez
Arquiteto Responsável: Pedro Évora Amaral
Engenharia: CNT Consult e Engo. Gilberto Lopes
Cenotécnica: Pdvex e Think
Produção Geral: BEX - ArtRio, Filipe Fonseca
Fotografia: Bruno Cals