top of page

PESQUISA

COSTA CARIOCA / LAGOA BALNEÁRIO

2021 – 2024

COSTA CARIOCA

A pesquisa Costa Carioca, promovida pela Orla Rio, foi realizada pela Ar.PE em parceria com a COPPE-UFRJ, o Consulado da Holanda e a H.V. Rotterdam.
A pesquisa resultou em estudos sobre as ressacas no arco de praias da Barra, Leblon e Ipanema. A situação do arco Leblon-Ipanema foi o foco das análises, e o problema relacionado ao Canal do Jardim de Alah - Lagoa emergiu nas propostas.

Após um ano dessa colaboração, a exposição Costa Carioca – Paisagem em Transformação foi aberta por um mês na orla do Arpoador, no Kiosk Alalaô.

A exposição apresentou um panorama histórico da evolução da orla da cidade do Rio de Janeiro, extratos de documentos técnicos da COPPE-UFRJ, propostas preliminares para o Canal do Jardim de Alah e ideias das equipes holandesas, tais como:
• Um grande píer prolongando o canal mar adentro, permitindo a entrada de pequenas embarcações na Lagoa e equilibrando os níveis da lagoa e do mar. A Lagoa se tornaria uma grande marina pública.
• Um Jardim de Alah naturalizado, com margens vegetais e minerais, e um parque balneário nas margens de toda a Lagoa, com praias e píeres. A água seria renovada através de grandes dutos subterrâneos entre o Canal do Jardim de Alah e o mar, de modo a permitir a continuidade das areias no arco Leblon-Ipanema e transformar a Lagoa em um balneário.



LAGOA BALNEÁRIO

Lagoa Balneário é um grupo inicialmente formado por Marcus Wagner, Pedro Évora, Paulo Rosman e Mauro Viegas, comprometido com a implementação da solução para o Canal do Jardim de Alah.

A ideia fundamental é resolver o problema do escoamento das águas dos rios Rainha, Macacos e Cabeça, ampliando a troca da Lagoa Rodrigo de Freitas com o mar e transformando o entorno possivelmente em um parque balneário.

O princípio construtivo é a ampliação da vazão da vazão do canal para permitir que a lagoa troque melhor suas águas com o mar. Os benefícios são muitos, assim como os desafios. São obras de engenharia que envolvem esforço e convencimento.

A pesquisa Costa Carioca evoluiu para a exposição do projeto Lagoa Balneário, com propostas criadas com inteligência artificial, dados científicos e técnicos sobre o projeto, além de entrevistas. Lagoa Balneário foi exibida no Alalaô e nos eventos RIW 2023 e 2022, e apresentada no Rio2C 2024.

A exposição destacou a importância da Lagoa Rodrigo de Freitas para a paisagem e o cotidiano carioca, utilizando a inteligência artificial como ferramenta para a visualização de mundos possíveis.

A exposição apresentou imagens da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Canal do Jardim de Alah, com margens naturalizadas e águas límpidas, peixes e pessoas nadando. Também incluiu propostas póstumas de arquitetos e arquitetas renomados para equipamentos na nova orla da lagoa, como um restaurante de Reidy e um trampolim de Lina Bo Bardi.

Os rios, a lagoa e a orla formam um ecossistema, patrimônio paisagístico indispensável para a vida e o turismo na cidade do Rio de Janeiro. A Lagoa é como um coração na Zona Sul, e o Canal do Jardim de Alah, sua principal artéria para o mar.
FICHA TECNICA: COSTA CARIOCA

Pedro Évora Amaral
ArPE / DAU PUC-RIO

Paulo Cesar Colonna Rosman
COPPE UFRJ – ENGENHARIA COSTEIRA

Daniel De Witte, Nicolas, R.
Rotterdam University of Applied Sciences

Marcus Wagner
ALALAO KIOSK

ASSESSORIA
Carolina Calvente
Isabela Paredes
Marta Sousa

APOIO
Micha Schijlen
CONSULADO GERAL DA HOLANDA

João Marcello Barreto
Orla Rio

PCRJ / SMPU / IPP
Washington Fajardo
Carlos Krykhtine
Felipe Mandarino


FICHA TECNICA: LAGOA BALNEARIO
Marcus Wagner - ALALAO KIOSK
Paulo Cesar Colonna Rosman - COPPE UFRJ – ENGENHARIA COSTEIRA
Mauro Viegas Neto
Pedro Évora Amaral – ArPE / DAU PUC-RIO
Isabela Paredes – ArPE
Marta Souza - ArPE

Links:

Costa Carioca: Paisagem e Transformação:
https://issuu.com/evora.rio/docs/costacarioca

The Solution To Water Polution - HOGESCHOOL ROTTERDAM STUDENTS PROJECTS https://issuu.com/evora.rio/docs/posters_unificados_otim

bottom of page