top of page

EXPOSIÇÃO

TRAVESSIAS 3

2014

TRAVESSIAS é uma iniciativa do Observatório de Favelas e da produtora AUTOMATICA, em colaboração com a RUA Arquitetos e Redes de Desenvolvimento da Maré. O projeto tem como objetivo realizar uma exposição anual de arte contemporânea na favela da Maré, com a participação de alguns dos mais destacados artistas nacionais, além de debates, oficinas e atividades educativas que tenham a exposição como plataforma principal. O atravessamento que o projeto propõe, no entanto, vai além da dimensão geográfica que seu título e localização sugerem, remetendo também à amplitude e diversidade dos diálogos que a arte pode estabelecer com a sociedade.

Em TRAVESSIAS 3, além da exposição, foram realizados um programa educativo, oficinas, ações nas ruas, debates e festas que mobilizaram um número ainda maior de pessoas. Para esta edição, o organizador, Daniel Senise, convidou artistas de diversas regiões do País: Barrão, Imagens do Povo, Luiz Zerbini e Sandra Kogut (Rio de Janeiro), Dora Longo Bahia e Mauro Restiffe (São Paulo), Jonathas de Andrade (Pernambuco) e Cao Guimarães (Belo Horizonte).

No segundo andar da exposição, foi apresentado o Miolo, uma ação coletiva entre artistas, pessoas ligadas às comunidades e, sobretudo, habitantes da Maré. Trata-se de um mapeamento afetivo dessas comunidades, estimulado a partir da maquete da Maré — Modelo vivo —, que vem sendo realizada coletivamente desde a segunda edição do Travessias. Em torno da maquete, imagens, depoimentos, registros pessoais, anotações históricas e informações técnicas contando parte da histórias das dezesseis favelas que compõem o Complexo.

bottom of page