top of page

EXPOSIÇÃO

TRAVESSIAS 1

2011

TRAVESSIAS é uma iniciativa do Observatório de Favelas e da produtora AUTOMATICA, em colaboração com a RUA Arquitetos e Redes de Desenvolvimento da Maré. O projeto tem como objetivo realizar uma exposição anual de arte contemporânea na favela da Maré, com a participação de alguns dos mais destacados artistas nacionais, além de debates, oficinas e atividades educativas que tenham a exposição como plataforma principal. O atravessamento que o projeto propõe, no entanto, vai além da dimensão geográfica que seu título e localização sugerem, remetendo também à amplitude e diversidade dos diálogos que a arte pode estabelecer com a sociedade.

TRAVESSIAS 1 foi a exposição que inaugurou o Galpão Bela Maré, em 2011, quando começamos a discussão com a comunidade sobre o tipo de projeto que gostaríamos de construir. Travessias propõe a incorporação da Favela da Maré — como agente criador e questionador — no mapa das artes visuais e das práticas culturais do País. Reuniu dezessete artistas brasileiros, com a curadoria de Daniela Labra, Frederico Coelho e Luisa Duarte. Exposição, intervenções urbanas, vídeos, palestras e oficinas mobilizaram a Maré entre novembro e dezembro do mesmo ano.

Artistas convidados: Alexandre Sá, André Komatsu, AVAF, Chelpa Ferro, Davi Marcos, Emmanuel Nassar, Filé de Peixe, Henrique Oliveira, Lucia Koch, Marcelo Cidade, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, Michel Groisman, Raul Mourão, Ricardo Carioba, Rochelle Costi e Pandilha Fotográfica.

bottom of page