EXPOSIÇÃO
TRAVESSIAS 4
2015
TRAVESSIAS é uma iniciativa do Observatório de Favelas e da produtora AUTOMATICA, em colaboração com a RUA Arquitetos e Redes de Desenvolvimento da Maré. O projeto tem como objetivo realizar uma exposição anual de arte contemporânea na favela da Maré, com a participação de alguns dos mais destacados artistas nacionais, além de debates, oficinas e atividades educativas que tenham a exposição como plataforma principal. O atravessamento que o projeto propõe, no entanto, vai além da dimensão geográfica que seu título e localização sugerem, remetendo também à amplitude e diversidade dos diálogos que a arte pode estabelecer com a sociedade.
TRAVESSIAS 4 consolidou-se na agenda cultural da cidade como um projeto de reflexão e discussão sobre a arte contemporânea e as transformações do espaço urbano. Foi realizada pela primeira vez uma chamada pública para projetos de artistas não inseridos no circuito de arte.
A obra de Marie Carangi e a da dupla Antonello Veneri & Henrique Gomes foram as selecionadas entre as muitas propostas que se apresentaram. Os artistas Regina Silveira e Eduardo Coimbra foram convidados a realizar trabalhos em diálogo com a vida na Maré. Além da exposição, um programa educativo, oficinas, encontros e festas.
A maquete da Maré, instalada no segundo andar do galpão desde 2013, foi ampliada com a colaboração de jovens arquitetos coordenados , graças a uma e uma grande ampliação da maquete da Maré, “Modelo Vivo”, coordenada pelo arquiteto Pedro Évora.