top of page

EXPOSIÇÃO

TRAVESSIAS 5

2017

TRAVESSIAS é uma iniciativa do Observatório de Favelas e da produtora AUTOMATICA, em colaboração com a RUA Arquitetos e Redes de Desenvolvimento da Maré. O projeto tem como objetivo realizar uma exposição anual de arte contemporânea na favela da Maré, com a participação de alguns dos mais destacados artistas nacionais, além de debates, oficinas e atividades educativas que tenham a exposição como plataforma principal. O atravessamento que o projeto propõe, no entanto, vai além da dimensão geográfica que seu título e localização sugerem, remetendo também à amplitude e diversidade dos diálogos que a arte pode estabelecer com a sociedade.

TRAVESSIAS 5, com curadoria de Moacir do Anjos e o título EMERGÊNCIA, a exposição faz referência tanto à urgência do momento vivido quanto ao surgimento de imagens e gestos que confrontam as forças sociais regressivas que teimam em se manter ativas no Brasil. É composta por vozes artísticas diversas que compõem um coro dissonante de falas que tem menos a pretensão de ser ouvido como discurso organizado e mais a vontade de fazer um ruído que promova inquietação.

EMERGÊNCIA apresenta trabalhos produzidos por 16 artistas de procedências variadas e apresentados em meios diversos. Ao formularem respostas ao que emerge com urgência no país, os trabalhos desses artistas contribuem para a invenção de modos mais críticos e inclusivos de representar o Brasil contemporâneo.

Artistas: Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Clara Ianni, Daniel Lima, Gustavo Speridião, Jaime Lauriano, Jota Mombaça, Lais Myrrha, Lourival Cuquinha, Mariana Lacerda e Pedro Marques, Marilá Dardot, Paulo Nazareth, Regina Parra, Rosana Palazyan e Thiago Martins de Melo.

bottom of page